Linha de Apoio808 200 199

Fórum EUROPACOLON

Tópico - Testemunho - Alberto Neves de Melo

Utilizador Alberto Neves de Melo, Citar

Olá, Boa Tarde,

Sabendo que o cancro ainda é uma palavra (e doença) que "carrega" também muito preconceito e medo, não posso deixar de elogiar a coragem de todos estes testemunhos de VIDA, FÉ e ESPERANÇA.

Também - no dia 5 de Junho de 2008 - o relatório de Anatomia Patológica revelava inequívoca e "inesperadamente" um cancro no instestino. Porém, o meu intestino afectado foi o delgado: um tumor do estroma gastrointestinal (GIST), de alto risco, com metastização ganglionar. É um tumor maligno cujo tratamento, para além da cirurgia (ressecção do intestino afectado) apenas "obedece" a terapêutica adjuvante (quimioterapia diária oral).

A VIDA mudou, também por ter procurado logo encetar uma "luta" com esperança no futuro, começando por reorganizar os hábitos quotidianos, em busca dos direitos, não esquecendo os deveres do doente oncológico, procurando sempre melhor esclarecimento e tratar melhor aquilo que por vezes não valorizamos no dia-a-dia: a SAÚDE!

Aproveitei para ir reunindo matéria para o «Guia dos Direitos e Deveres do Doente Oncológico - Os Profissionais de Saúde, os Doentes, a Família e o Cancro», já editado em livro e cujas matérias procuro ir actualizando permanentemente no blog: http://escritosdispersos.blogs.sapo.pt/ . Gostava de o partilhar convosco... gostava de oferecer alguns exemplares à Europacolon, só não sei se haverá interesse nem a melhor forma de o fazer... (agradeço ao Senhor Agostinho Luís Barreiros a sua mensagem).

Quanto ao meu cancro, no próximo dia 14 de Agosto de 2011, perfaço três anos de ininterrupta quimioterapia oral (terapêutica adjuvante), com boa tolerância à toxicidade e melhoria do estado de SAÚDE global (passei a ter cuidados ao nível da alimentação, do exercício físico (moderado) e do descanso (deitar cedo e cedo erguer...), ganhando séria consciência de que só assim conseguirei chegar aos 100 anos (no Século XXI deve ser essa a esperança de vida... diz o meu médico, a brincar com coisas sérias...).

Bom, não me vou alongar mais, aqui deixando parte do meu testemunho de FÉ, ESPERANÇA e PROMOÇÃO DA SAÚDE.

Voltarei...

Um grande Abraço,

Alberto Neves de Melo

09-06-2011, 08:45
Ainda não há respostas... Seja o primeiro
Responder a este tópico

Dezembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728