Europacolon Portugal faz parte do Hoope
Aproximar Associações de Doentes dos cidadãos, simplificar o acesso às Associações, aos serviços por elas prestados e a informação sobre direitos e apoios ao dispor dos doentes. Foi com este grande objectivo que 28 associações de doentes nacionais se uniram na criação do Hoope – um portal que ajuda os doentes a encontrar a sua Associação, apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian.
A iniciativa nasceu no âmbito de uma iniciativa que juntou, em 2017, 130 associações de doentes de toda a Europa, 28 das quais em Portugal, na geração de ideias sobre como fortalecer a voz dos doentes no ecossistema da saúde usando as potencialidades do digital. A ideia que Portugal apresentou, de criação de uma plataforma digital que centralizasse toda a informação sobre Associações de Doentes e navegação no sistema de saúde venceu o desafio e foi assim que nasceu Hoope.
Este projeto único e inovador em Portugal foi desenvolvido a pensar na capacitação dos doentes no processo de escolha individual, uma vez que é também possível ter acesso a informação disponibilizada pelo sistema nacional de saúde com o objetivo de ajudar a uma melhor utilização do SNS.
O projeto arranca com informação sobre as 28 associações fundadoras, no entanto, o objetivo é agregar todas as associações de doentes em Portugal, legalmente constituídas e em atividade, que vejam no Hoope uma plataforma para chegarem a um maior número de doentes.
Hoope é mais do que um portal. É um projeto que pretende ser capaz de viver no contexto global, com uma identidade própria. Qualquer cidadão pode recorrer ao portal através do endereço hoope.pt. Aqui pode pesquisar por associação, doença, localização ou serviços e encontrar a associação de doentes que procura, a associação que representa as pessoas com a doença que o preocupa e mais próxima da sua localização. Saiba mais em https://hoope.pt