Linha de Apoio808 200 199

Comer bem, Correr mais…Viver Melhor

2011-07-18


Médicos e especialistas por todo o mundo falam dos benefícios de uma correcta alimentação e da prática de exercício físico. Não pretendo ser redundante e portanto decidi fazer uma abordagem diferente, condensando todos os argumentos que considero mais importantes.

Imaginem como poderia ser a vida, se acordássemos de manhã, respirássemos fundo e sentíssemos a felicidade a invadir os nossos corpos. Felicidade, não só porque o corpo se sente bem, mas porque a mente se sente saudável também.

Podemos pensar nos benefícios da alimentação e do exercício físico sob a perspectiva das “dietas” típicas desta altura: o Verão está a chegar e é importante estarmos em forma. No entanto, não nos podemos focar apenas no contributo estético que uma correcta alimentação e o exercício físico dão à nossa vida.

Comer bem pode evitar uma série de doenças, muitas delas com consequências graves, como por exemplo, a Obesidade, Diabetes Mellitus tipo II, Doenças cardiovasculares, Doenças pulmonares e ainda, diversos tipos de cancro, nomeadamente o cancro dos intestino. É importante que exista uma preocupação diária em comer os alimentos certos e seguir as indicações da Roda dos Alimentos, ou seja, muita fruta e produtos hortícolas e cereais integrais, poucos alimentos ricos em gordura, e ter atenção à quantidade de sal que consumimos. Desta forma, não só nos mantemos em forma, como o nosso corpo agradece e irradia saúde.

Estou perfeitamente ciente dos pecados e das tentações da nossa belíssima gastronomia, mas a nossa saúde, o nosso futuro e o nosso bem-estar devem estar sempre em primeiro lugar. O cancro do intestino afecta cerca de 6.500 pessoas todos os anos, apenas em Portugal… uma das principais causas é a alimentação inadequada!

Se vivemos num país que tem dos melhores peixes do mundo, porque não aproveitar isso a nosso favor? Temos carnes muito boas…porque não grelhá-las? Além da gastronomia, Portugal tem também paisagens estonteantes. Porque não aproveitar essas paisagens para andar a pé, fazer uma corrida ou talvez um passeio de bicicleta? Compre um pedómetro e ande pelo menos 10.000 passos por dia, ou seja 45 minutos. Não pode? Então, mexa-se o mais possível e aproveite todos os momentos para fazer alguma actividade!

Deixo aqui alguns conselhos práticos, fáceis de adoptar.

1) Tenha uma alimentação equilibrada:
- Tome sempre um bom pequeno-almoço: leite, pão e fruta.
- Incremente alimentos ricos em fibra, como, os cereais integrais, a fruta fresca, os legumes e as hortaliças (5 doses diárias, o que equivale aproximadamente a um consumo de 400gr/dia).
- Consuma sempre sopa no inicio do Almoço e do Jantar.
- Evite o consumo em excesso de calorias, em especial de gordura saturada (presente especialmente na gordura animal).
- A ingestão de líquidos também é importante, sobretudo água, pelo menos 1,5L por dia.

2) Faça exercício regularmente, de preferência diariamente, e mexa-se o mais possível.

3) Tente conhecer a história da sua família. Se algum dos seus familiares tem ou teve cancro dos intestinos, consulte o seu médico.

O que eu aconselho é a junção do saudável da nossa maravilhosa cozinha nacional com uma alimentação equilibrada, é possível, basta experimentar

Associar as nossas paisagens à quantidade sem fim de actividades que podemos fazer ao ar livre, mexa-se!

Viver bem é viver mais e viver melhor.

Vítor Neves
Presidente Europacolon

Publicado no Jornal SOL em 15/7/2011    

Janeiro 2025
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter