EUA aprovam novo tratamento para cancro colo-rectal avançado
A FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) aprovou o medicamento Stivarga® (regorafenib), da Bayer, para tratar pacientes com cancro colo-rectal avançado, avança o portal Isaúde.
O medicamento é indicado para pacientes cuja doença progrediu após tratamento e se espalhou para outras partes do corpo (metástase).
Stivarga® é um inibidor quinase que bloqueia várias enzimas que promovem o crescimento do cancro. O fármaco foi revisto sob o programa de prioridade da FDA que fornece uma revisão de seis meses de drogas que oferecem grandes avanços no tratamento ou que fornecem terapia quando não existe uma adequada.
"Stivarga® é o tratamento do cancro colo-rectal mais recente a demonstrar capacidade de prolongar a vida dos pacientes e é o segundo medicamento aprovado para pacientes com cancro colo-rectal nos últimos dois meses", afirma Richard Pazdur, da FDA.
A segurança e a eficácia do medicamento foram avaliadas em um estudo clínico de 760 pacientes previamente tratados com cancro colo-rectal metastático. Os pacientes foram aleatoriamente designados para receber Stivarga® ou placebo. Eles receberam o tratamento até que o seu cancro tivesse progredido ou os efeitos secundários se tenham tornado inaceitáveis.
Os resultados mostraram que os pacientes tratados com Stivarga® viveram uma média de 6,4 meses, em comparação a uma média de cinco meses nos doentes tratados com placebo. Os resultados também mostraram pacientes tratados com o medicamento sofreram maior retardo no crescimento do tumor.
Os efeitos secundários mais comuns relatados em pacientes tratados com Stivarga® incluem fraqueza ou fadiga, perda de apetite, diarreia, feridas na boca (mucosite), perda de peso, infecção, pressão alta, e mudanças no volume de voz ou de qualidade (disfonia).
De acordo com os Centros para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), o cancro colo-rectal é o terceiro cancro mais comum em homens e em mulheres e a terceira principal causa de morte nos Estados Unidos. Os Institutos Nacionais de Saúde estimam que 143.460 norte-americanos serão diagnosticados com cancro colo-rectal, e 51.690 morrerão da doença em 2012.
Publicado em 1-10-2012 no Portal de Oncologia Português