Tomada de Posição da Europacolon Portugal sobre o rastreio do Cancro do Intestino em Portugal Casa Tait - Porto, 17 de Março.
A Europacolon Portugal tomou ontem posição relativamente ao despacho do Ministério de Saúde (n.º 3756/2014) quanto ao pacote de cuidados ao abrigo da convenção para a endoscopia gastrenterológica, bem como do Relatório de Acesso às Colonoscopias no distrito de Lisboa.
Vítor Neves, pres. da Direcção da Europacolon Portugal, indicou que este despacho demonstra “vontade política” para que o rastreio de base populacional do Cancro do Intestino seja alargado para toda a população e não só para aquelas que manifestam queixas relativamente à patologia. Também manifestou que é necessário uma correcta avaliação da capacidade de resposta que terá de ser dada relativamente à disponibilidade de colonoscopias de diagnóstico.
Nesta tomada de posição estiveram reunidas também diversas personalidades de relevância e com comprovada experiência na área da Saúde. O Professor Daniel Serrão, Pres. do Conselho Superior da Europacolon Portugal, conhecido médico, anatomopatologista e investigador marcou presença sendo um dos elementos da mesa mais intervenientes, reforçando a ideia que o rastreio é fundamental e que são precisos mais sítios onde estes exames possam ser feitos para que o “rastreio não fique em nada”. Enquadrada nesta ideia, a Europacolon também indicou que recentemente existiu uma redução do número de entidades (de 17 para 9, das quais apenas 5 realizam colonoscopias) no distrito de Lisboa, o qual tem tido uma grave falta de acesso às colonoscopias, através de uma listagem recolhida.
A Europacolon Portugal manifestou também uma “grande apreensão” relativamente ao facto de a sedação ser realizada por um gastrenterologista e com um produto que habitualmente não está considerado nos habituais procedimentos, o que poderá aumentar uma insegurança do exame.
Tomaram a palavra todos os membros presentes do Conselho Superior bem como o Dr. Carlos Sottomayor, elemento da Direcção da Europacolon Portugal.
Legenda (da esq. para a direita) - Clique na imagem para ver com maior resolução:
- Dra. Paula Rodrigues – Cons. Superior Europacolon
- Dr. Laranja Pontes – Cons. Admin. IPO Porto; Cons. Superior Europacolon
- Dr. Carlos Sottomayor – Membro da Direcção Europacolon
- Prof. Daniel Serrão – Pres. Cons. Superior Europacolon
- Eng. Vítor Neves – Pres. da Direcção da Europacolon
- Insp. Tavares Rijo – Pres. Assemb. Geral Europacolon
- Dr. Manuel Pizarro – Conselho Superior Europacolon