Rastreio Oportunístico - Europacolon na Comissão de Saúde da Assembleia da República - Apresentação de Posição
A Europacolon Portugal foi recebida, a seu pedido, pela Comissão de Saúde da Assembleia da República no passado dia 11 de Junho.
Estiveram presentes vários deputados e pela Europacolon o sr. Insp. Tavares Rijo, Presidente da Assembleia Geral e Vítor Neves, Presidente da Direcção.
A Associação teve ocasião de apresentar a sua posição face à norma 003/2014 relativa ao rastreio oportunístico de Cancro Colo Rectal.
Reafirmamos o nosso conceito de ineficácia deste método oportunístico de rastreio.
A incidência da doença e a mortalidade associadas necessitam de uma vez por todas que o Ministério da Saúde assuma a vontade política da sua implementação.
Foram também expressas a nossa apreensão face aos problemas globais que os pacientes estão a sentir, nomeadamente o acesso aos acessórios de ostomia, dado os Centros de Saúde não os disponibilizarem como outrora e a escassez das unidades convencionadas para colonoscopias na zona da Grande Lisboa.
Os Srs. Deputados mostraram interesse nos assuntos apresentados, alguns dos quais desconheciam e prometeram interceder na sua resolução.