Alargamento do Âmbito da Europacolon: Europacolon No Apoio Ao Doente Com Cancro Digestivo
Alargamento do Âmbito da Europacolon - Apoio Ao Doente Com Cancro Digestivo
A Europacolon Portugal alarga o âmbito da sua Missão às áreas de Esófago, Estômago, Intestino, Fígado, Pâncreas, GIST e Tumores Neuroendócrinos.
Assim vai implementar a sua acção diária na prevenção de algumas destas doenças e apoiará os pacientes e familiares que vivem com patologias oncológicas digestivas. A Europacolon Portugal é pioneira, a nível europeu, na alteração dos seus estatutos neste sentido, mas a Europa está alinhada e o intuito é abrangente.
Os doentes com estas patologias do foro digestivo, excepto Cancro Colo-Rectal, não tinham, até ao momento, uma associação nacional à qual pudessem recorrer, pelo que a Europacolon decidiu tomar esta decisão que visa aumentar o conforto e qualidade de vida dos pacientes e dos familiares/cuidadores.
As patologias malignas do aparelho digestivo são responsáveis pela morte de 375.000 cidadãos da União Europeia por ano e em Portugal são 13000 novos casos todos os anos, apresentando uma mortalidade aproximada de 8800 pessoas. Não tem havido muita atenção social, de saúde e política às doenças oncológicas do aparelho digestivo, que – apesar do rápido aumento da sua prevalência e/ou elevadas taxas de mortalidade – são, na sua maioria, desconsiderados ou ignorados. Por conseguinte, é essencial mobilizar a sociedade em benefício e apoio aos doentes e familiares.
A actual abordagem em relação à luta contra o cancro foca sobretudo o tratamento, dando muito pouca atenção à prevenção. A longo prazo, esta situação será insustentável, quer do ponto de vista económico quer em termos do bem-estar dos cidadãos.
2014 - Europacolon Portugal