Centro Médico da Praça - Colóquio para debater cancro cólon-rectal - 4.2.2015
Debater e alertar para o cancro do cólon-retal é o principal objectivo de um colóquio que o Centro Médico da Praça vai realizar em Fevereiro e que vai juntar especialistas de gastrenterologia e vários médicos de clínica geral da região.
De forma a assinalar o «Dia Mundial da Luta Contra o Cancro», que se assinala dia 4 de Fevereiro, o Centro Médico da Praça, em colaboração com a Europacolon e Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional do Norte, vai realizar um colóquio - «Rastreio do Cancro do Cólon e Vigilância Pós Polipectomia» - «Cancro do cólon retal e a realidade local», pois "consideramos que os números das estatísticas apresentadas estão longe da realidade", refere Fausto Sá, responsável pelo centro Médico da Praça.
O colóquio vai começar com a apresentação «Realidade Local» - Análise dos exames de Gastro realizados na Clínica do Grupo. Fausto Sá refere que foram feitos "cerca de 33 mil exames nos últimos dois anos", o que comprova que "existem na região mais casos do que aqueles que as estatísticas apresentam". Segundo este responsável, o colóquio será "destinado essencialmente a todos os médicos de clínica geral de Aveiro-Norte".
O encontro terá ainda a intervenção do Presidente da Europacolon, Vítor Neves - «O Papel das Associações de Doentes (ONG’s) no panorama dos Cuidados de Saúde em Portugal». O debate irá trazer, dia 4 de Fevereiro, até ao restaurante «Homenagem», na Quinta dos Teixeiras, em S. João da Madeira, local onde se irá realizar o encontro, com início marcado para as 18h45, Ricardo Marcos Pinto, do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar do Porto - Hospital Santo António e especialista do serviço de Gastrentrelogia do Centro Médico da Praça, que irá abordar o tema do «Rastreio do Cancro do Cólon e Vigilância Pós Polipectomia. Esta acção terminará com discussão seguida de jantar.
Recorde-se que a celebração do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de Fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio.
A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e tratamento desta doença. O cancro é uma das principais causas de morte no mundo.
Fonte: http://www.oregional.pt/pt/newspaper/3539/local/coloquio-para-debater-cancro-colon-rectal.html