Linha de Apoio808 200 199

Dia Mundial do Cancro - 4 de Fevereiro

2016-02-04

Fonte | Saiba mais em : https://www.ligacontracancro.pt/wcd
World Cancer Day Site: http://www.worldcancerday.org/

Faça o download da apresentação do "Dia Mundial do Cancro"

O QUE É?

O Dia Mundial do Cancro comemora-se a 4 de fevereiro, numa iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro). A UICC é uma rede de cooperação internacional, composta por diferentes membros e organizações, que contribui com discussões e encontros científicos direcionados para políticas de saúde na área da oncologia. A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), fundada em 1941, é uma das mais antigas instituições no espaço europeu na luta contra o cancro. A LPCC é membro da UICC desde 1983, colaborando ativamente no desenvolvimento e implementação de projetos internacionais.

O Dia Mundial do Cancro é um evento global que une a população em torno da luta contra o cancro. Destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação. Representa uma tentativa de criar oportunidades para se falar de cancro, focando diversas temáticas ligadas ao cancro. Constitui a oportunidade ideal para colocar a palavra cancro, no vocabulário das pessoas e dos media.

Tal como o cancro nos afeta, a todos, de diferentes maneiras, todos temos o poder de agir para reduzir o impacto que o cancro tem sobre as pessoas, famílias e comunidades. Assim, o Dia Mundial do Cancro é uma oportunidade para refletir e para agir! E cada um pode fazer a diferença.

PORQUÊ?

Simplesmente porque a incidência de cancro tende a aumentar. Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem de cancro e muitas destas mortes podem ser evitadas com maior apoio governamental e financiamento para programas de deteção, prevenção e tratamento.

Estima-se que o número de casos de cancro e mortes relacionadas a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20-40 anos, especialmente nos países em desenvolvimento, os menos equipados para lidar com o impacto social e económico da doença.

 

?O slogan "NÓS PODEMOS, EU POSSO" pretende explorar como individual e coletivamente podemos agir na luta contra o cancro.

?Inspirar, Motivar, Agir

Inspirar. Motivar. Agir.

Todos juntos podemos trabalhar para promover melhores respostas à doença oncológica, reduzindo os seus impactos negativos. 

  • O primeiro passo para intensificar a resposta ao cancro é exigir ações que contribuam para o prevenir, diminuir o número de mortes prematuras causadas pelo cancro e melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos.

 

Inspirar, Motivar, Agir

Desafiar perceções.

Podemos acabar com os mitos sobre o cancro e reduzir o estigma associado à doença oncológica.

  • Em muitas sociedades e culturas o cancro continua a ser um tema tabu. 
  • Devem ser desenvolvidos esforços no sentido de melhorar o conhecimento sobre o cancro, a sua prevenção e tratamento e combater a desinformação. Juntos podemos acabar com os mitos sobre o cancro.

Melhorar o acesso aos cuidados de saúde.

A implementação de medidas de proteção social, incluindo uma cobertura universal em saúde, podem eliminar as barreiras no acesso a cuidados de saúde.

  • Devemos assegurar que indivíduos e famílias têm igual acesso a tratamentos e oportunidades para prevenir e controlar o cancro, independentemente da zona onde residem ou da sua condição socioeconómica. 

Aderir aos Programas de Rastreio.

O diagnóstico precoce do cancro está relacionado com uma maior taxa de sobrevivência.

  • O diagnóstico precoce do cancro nem sempre é fácil, uma vez que nem todos os cancros têm sinais de alerta, e muitos dos sintomas aparecem tardiamente. Contudo, é importante conhecer esses sinais e sintomas de alerta para o cancro.
  • No cancro da mama, cancro do colo do útero e cancro colorretal existe evidência científica sobre a importância da participação em programas de rastreio.
     

Falar sobre Cancro.

Através da divulgação de informação sobre cancro, todos podemos ser agentes ativos na prevenção do cancro e na defesa dos direitos dos doentes oncológicos.

  • Falar sobre o cancro é uma importante estratégia para influenciar as políticas públicas de prevenção do cancro e acompanhamento da doença oncológica, ajudando a definir as prioridades. 

Fazer escolhas saudáveis.

Com a adoção de um estilo de vida saudável, cerca de um terço dos cancros mais comuns poderiam ser evitados.

  • Tomar decisões saudáveis, como deixar de fumar, ser fisicamente ativo e escolher alimentos e bebidas saudáveis, contribui para a redução do risco de cancro. As nossas opções influenciam fortemente a nossa saúde.

Informar e Impulsionar

Informar e impulsionar.

Educar e informar os doentes no sentido de participarem na decisão terapêutica.

  • Os cuidados à pessoa com cancro têm vindo a ser reconhecidos como um aspeto fundamental na prática clínica em oncologia defendendo-se, atualmente, uma prestação de cuidados centrados no doente.
  • Devemos atuar na defesa e valorização de aspetos como a autonomia dos doentes, o respeito pelos seus direitos e a proteção contra o erro ou negligência em cuidados de saúde.

Ajudar os outros

Ajudar os outros.

Ajudar o doente oncológico a adaptar-se às alterações na sua vida vai contribuir para a sua qualidade de vida.

  • O apoio de amigos, familiares e colegas pode ajudar o doente oncológico a adaptar-se melhor às alterações na sua vida.
  • Para algumas pessoas este apoio pode ser necessário durante muito tempo, mesmo após a conclusão dos tratamentos, ajudando a pessoa a lidar com o impacto físico e emocional do cancro. Dar esperança e apoio a um doente oncológico pode fazer uma grande diferença na sua vida!
Janeiro 2025
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter