Jornada Diocesana do Dia Mundial do Doente | 11 de fevereiro de 2017
2017-01-30O Bispo do Porto, Dom António Francisco dos Santos, preside à celebração do Dia Mundial do Doente, na noite do sábado 11 de fevereiro, pelas 21.30h, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, dos Padres Jesuitas, no Porto. O tema desta vigília, integrado naquele que guia a diocese ao longo deste ano, será: Com Maria na fragilidade, saciar-se nas fontes da alegria.
O Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde propõe como local esta igreja, no dia em que se assinala a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes, para inserir a vigília de reflexão e oração sobre a fragilidade humana no espírito da comemoração das Aparições de Fátima.
A Vigília constará de dois momentos distintos.
No primeiro, algumas pessoas partilharão o seu testemunho da fé vivida em alguma experiência de fragilidade como são, entre outras, a doença, a deficiência, a idade avançada ou o luto.
No segundo momento, realizar-se-á a celebração da Santa Unção e Dom António Francisco administrará este Sacramento a quantos se encontrem nas condições previstas pela Igreja para o receber e o desejem.
Todos são convidados para esta jornada, que está a ser preparada como oportunidade oferecida para olhar a experiência da fragilidade humana como caminho para Deus, em Igreja. Particularmente convidados são aqueles que exercem qualquer serviço de visita e acompanhamento, nas paróquias, instituições ou hospitais, aos membros mais fragilizados das comunidades. Terão um lugar especial todos os que, a viver situações de sofrimento, tenham, no entanto, saúde e mobilidade suficientes para participar, desejem ou não receber a Santa Unção.
O Secretariado da Pastoral da Saúde dirige um particular convite a todos os que se preparam para participar no Curso Pastoral da Fragilidade que começa na terça-feira seguinte, 14 de fevereiro, na Torre da Marca, organizado em colaboração com o CCC.