Tratamento - TNE
Os Tumores Neuroendócrinos • Sinais e Sintomas • Tratamento
Tratamento
Regra geral, os sintomas são vagos, podendo confundir-se com problemas relativamente comuns como a síndrome do cólon irritável, perturbações psiquiátricas ou manifestar-se através de outras doenças, como por exemplo, o aparecimento súbito de uma diabetes ligeira a moderada.
Com a doença localizada, o principal tratamento para os tumores neuroendócrinos é a cirurgia. Em algumas situações, mesmo com a presença de metástases, a cirurgia pode ser indicada para evitar sintomas (em especial os hormonais), ou para o controle da doença.
Os tumores de baixo grau, que expressam receptores específicos, podem ser tratados com medicações hormonais chamadas análogos de somatostatina. Há ainda uma modalidade de tratamento com medicina nuclear, que leva radiação por meio de um análogo de somatostatina. Os tumores de alto grau, por sua vez, são em geral tratados com quimioterapia, enquanto a radioterapia é utilizada para controle de sintomas específicos.
Os tumores neuroendócrinos do pâncreas têm um comportamento peculiar e podem ser tratados com quimioterapia ou novas medicações que interferem com a produção de vasos do tumor ou que interferem nos seus mecanismos de desenvolvimento e sustentação. Essas medicações são chamadas alvo-moleculares.*1
*1 Fonte: http://www.oncoantonioermirio.org.br/