Consultas Online
Esta modalidade de consulta é legal e apresentada no código deontológico da profissão, mais especificamente no ponto 5.12 – Intervenção à distância. Apesar de ser possível, este ponto refere que os/as psicólogos/as devem estar conscientes das limitações e dificuldades deste tipo de intervenção (ex. telefone, internet, entre outros) e discutir previamente as mesmas com os seus clientes. Neste contexto, a responsabilidade dos/as psicólogos/as é igual a qualquer outro tipo de intervenção. Este serviço deve ser, então, sugerido como forma alternativa à consulta tradicional pelas limitações que apresenta em relação à segunda.
- Propósito:
Considerando que a Europacolon Portugal tem âmbito nacional e que está localizada, apenas, na cidade do Porto, pretende-se que o acompanhamento psicológico possa, através desta via, estar disponível para os pacientes e familiares/cuidadores de todas as zonas do país. Além disso, a doença oncológica e os seus tratamentos caracterizam-se pelas limitações que causam na vida do paciente e muitas vezes pela sobrecarga imposta aos familiares/cuidadores. Pretende-se assim colmatar a falta de mobilidade física e de conforto dos pacientes e a indisponibilidade dos familiares e/ou cuidadores.
- Objetivos das consultas:
Os objetivos deste tipo de acompanhamento psicológico são os mesmos de uma consulta in loco. Pretende-se melhorar a qualidade de vida geral do paciente, familiar/cuidador, trabalhar estratégias de coping para lidar com a doença e suas significações, diminuir o sofrimento emocional, espiritual e psicológico, melhorar a motivação relativamente à adesão aos tratamentos, educar para um papel mais ativo no próprio processo terapêutico, entre outros.
- Eficácia e vantagens da Psicologia Online:
A literatura científica indica que a intervenção psicológica online já ocorre há mais de uma década. Porém, só mais recentemente têm surgido estudos científicos sobre esta temática. Esses estudos demonstram que a intervenção via internet é em média eficaz ou tão eficaz como a intervenção cara a cara. Outros, referem que não existem diferenças significativas entre a intervenção online e presencial. * (referências)
- Termos e condições da consulta:
- A consulta tem uma duração máxima de 75 minutos.
- É do conhecimento do consulente que poderão ocorrer problemas técnicos nas ligações online. Por esse motivo o tempo da consulta é alargado para além dos 60 minutos habituais.
- O consulente deve estar num local silencioso e livre de possíveis distrações (ex. televisão, rádio). Deve assegurar que a consulta não será interrompida (ex. receção de visitas, toque da campainha, toque de telemóvel/telefone).
- Via de comunicação para aceder à Consulta online:
- Skype.
- Limitações:
- Perda de informação não-verbal.
- Problemas na ligação à internet estando a consulta mais predisposta a interrupções.
- Dificuldade de utilização dos meios informáticos por parte do paciente/familiar/cuidador.
- Impossibilidade de aceder a meios informáticos.
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* Algumas referências:
Barak, A., Hen, L., Meyran, B., & Na’ama, S. (2008). A comprehensive review and meta-analysis of effectiveness of Internet-Based Psychotherapeutic Interventions. Journal of Technology in Human Services, Vol. 26 (2/4), 109-160.
Dongier, M., Templer, R., Lalinec-Micahud, M., & Meuneir, D. (1986). Telepsychiatry. Psychiatric consultation through two-way television: A controlled study. Canadian Journal of Psychiatry, 31, 32-34.
Freuh, C., Deitsh, E., Santos, B., Johnson, R., Meisler, N., Magruder, M., & Balenger, C. (2000). Procedural and methodological issues in telepsychiatry research and program development. Psychiatric Services, 51 (12), 1522-1527.
Murphy, L., Parnass, P., Mitchell, D., Hallett, R., Cayley, P., & Seagram, S. (2009). Client satisfaction and outcome comparisons of online and in-person counselling methods. British Journal of Social Work, 39, 627-640.