O que fazemos?
Informação Geral | O que fazemos | Dúvidas Frequentes | Contactos
Atividades do Serviço Social
- Suporte psicossocial
É o apoio nos aspectos emocionais e sociais da vida do doente oncológico de modo a que possam viver com esperança e dignidade.
O serviço social promove ações individuais e em grupos com o objetivo de contribuir no processo saúde-doença, melhorando a qualidade de vida do usuário e seus familiares, restituir aspectos emocionais e sociais com uma atuação mais próxima, promovendo o acolhimento, a escuta ativa e o cuidado dos mesmos.
- Abordagem individual
Orienta a intervenção social no problema apresentado pelo paciente.
- Abordagem Familiar
No sentido de fortalecer os seus vínculos, na perspectiva de torná-los sujeitos do processo de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.
- Entrevista social
Identifica a situação socioeconómica e familiar dos usuários com vista à construção do perfil socioeconómico para possibilitar a formulação de estratégias de intervenção respondendo às necessidades apresentadas no seu dia-a-dia, promovendo nos pacientes e famílias a chamada “cidadania activa”, que se baseia num conjunto de direitos e de deveres, que promove activamente a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.
- Visita Domicíliaria
Ao visitar o paciente no seu meio ambiente, pretende-se reforçar a informação disponível e verificar condições reais de vida familiar e existência de diferentes narrativas ou eventuais contradições nas informações recolhidas junto dos agentes sociais e familiares;
- Orientações sobre direitos sociais
Informar e orientar os pacientes na procura dos seus direitos enquanto doente oncológico e enquanto cidadão.
- Mediação social e advocacia social
Com o objectivo principal de aumentar a auto-estima e a qualidade de vida das pessoas. As mediações a nível social facilitam o crescimento e a auto-gestão possibilitando
uma melhor vida interior e comum.
Na mediação social existe uma componente pedagógica, de formação do carácter cívico, político e das competências sociais.
Documentação Complementar:
- Carta Europeia dos Direitos dos Doentes
A Carta Europeia dos Direitos dos Doentes foi elaborada pela “Active Citizenship Network” em colaboração com 12 organizações de cidadãos.